TARDE SETEMBRINO PETRI 2019

Thaís Nunes - 25 setembro de 2019

Na última quarta feira (25), o Instituto de Geociências da USP promoveu a tradicional "Tarde Prof. Setembrino Petri" com a palestra "Revisitando o Devoniano Paranaense: a contribuição basilar de Petri (1948)", ministrada por um ex-aluno, Mário L. Assine, um dos grandes nomes da geologia nacional que já passou por empresas como a Petrobras, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Construtora Andrade Gutierrez e atualmente ministra aulas na UNESP.

Além da apresentação, Mário também participou do livro homenagem "Setembrino Petri: do Proterozoico ao Holoceno", lançado pelos editores Rômulo Machado, Ana Maria Góes, Maria Cristina de Moraes e Andrea Bartorelli, no final do ano passado. Ele escreveu, em parceria com Marcello Guimarães Simões, sobre o pioneirismo de Petri na pesquisa do período Devoniano na Bacia do Paraná e suas considerações foram abordadas durante a comemoração do 97º aniversário de Petri.

Setembrino Petri junto a uma participante do evento (Foto: Thaís Nunes)

De acordo com Mário, o Devoniano paranaense foi inicialmente estudado por Petri em sua tese de doutorado intitulada "Contribuição no estudo do Devoniano paranaense". A publicação foi realizada no Boletim 129, da Divisão de Geologia e Mineralogia do antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em 1948. A partir disso, a tese se tornou um marco na paleontologia estratigráfica brasileira e ainda permanece atual, como apontou Mário no livro.

A pesquisa fundamentou outros estudos que, em muitos casos não concordaram com a interpretação de "ambientes marinhos", proposta por Petri. Mas em 1996 o tema foi abordado novamente por Mário L. Assine, sob orientação de Petri e, isso permitiu, não apenas a caracterização, mas a comprovação da existência de três unidades estratigráficas distintas na Formação Furnas que são predominantemente marinhas.

Comemoração de 97 anos do Professor Emérito Setembrino Petri (Foto: Thaís Nunes)

Em seguida, Mário fechou a apresentação mostrando um pequeno histórico das contribuições basilares de Petri e, logo depois, todos foram encaminhados a segunda parte da comemoração. Estiveram presentes alunos, ex-alunos, funcionários, familiares e amigos de profissão. Representando a MGA e Multiambiente compareceram Hércio Akimoto e a assessora de diretoria e comunicação, Thais Nunes. Essa edição contou com o patrocínio da MGA e Multiambiente. "Fico muito orgulhoso e imensamente feliz da minha festa ser realizada com o apoio de empresas dos "filhos desse Instituto", afirmou Setembrino durante a comemoração.

Da esquerda para direita: Paulo Boggiani (coordenador do evento); Hércio Akimoto (diretor da MGA e Multiambiente); Aracy Budzisz Petri (esposa de Setembrino Petri) e Estela (coordenadora da biblioteca do Instituto de Geociências – USP) – Foto: Thais Nunes

FALE CONOSCO

  ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

  TELEFONE

(11) 3829-4700