MULTIAMBIENTE COLABORA EM PROJETO SUSTENTÁVEL PIONEIRO NO VALE DO RIBEIRA

Multiambiente - 08 fevereiro de 2021

A Multiambiente foi contratada pela AMAVALES – Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista para a elaboração de relatório técnico de apresentação das obras executadas no controle de erosão e desbarrancamento da margem do rio Ribeira de Iguape, exatamente no encontro deste com o rio Juquiá.

As obras começaram em 2012 e estavam concluídas, porém, em 2018, uma tromba d`água de grandes proporções provocou a erosão de parte da contenção. Importante ressaltar que, além disso, o encontro desses dois rios provoca características específicas de erosão fluvial neste local.

A erosão fluvial é um processo natural associado à dinâmica de um rio, sendo a intensidade deste processo condicionado ao seu porte (volume de água) e ao substrato no qual ele se encontra. Morfologicamente, rios que apresentam meandros tendem a erodir margens côncavas e depositar sedimentos em margens convexas.

Para este trecho específico, depois de reuniões com a equipe técnica da AMAVALES e os órgãos fiscalizadores, foi feita pela Multiambiente uma proposta pioneira: uma nova readequação sustentável do talude com suavizaçãode sua inclinação e construção de uma base a partir da introdução de estacas de uma espécie de bambu especialmente selecionada para esta finalidade. Com o auxílio de uma máquina, as mesmas foram aprofundadas em mais de 5 metrosno substrato,fornecendo solidez e sustentação à obra.

Após implantação das estacas de bambu, foram implantadas sobre o talude mantas de fibra de coco, de modo a evitar o desprendimento do material da margem e possibilitar o crescimento de gramíneas. A obra encontra-se concluída e tem sido monitorada pelos profissionais da Amavales, apresentando, até o momento, resultados promissores na contenção da erosão do talude.

FALE CONOSCO

  ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

  TELEFONE

(11) 9.7262-5882