ROCHA ORNAMENTAL NO ESTADO DE SÃO PAULO

Divulgação MGA - 26 fevereiro de 2021

As rochas ornamentais e de revestimento, também conhecidas como pedras naturais, rochas lapídeas, rochas dimensionais ou de cantaria, são materiais naturais que podem ser extraídas em blocos ou placas, cortadas em formas variadas e beneficiadas por meio de esquadrejamento, polimento, lustro ou outras técnicas.

Esses materiais possuem ampla aplicaçãona indústria da construção civil, projetos arquitetônicos, de engenharia, construtoras e no desenvolvimento urbanístico, podendo ser utilizados em ambientes internos e externos. Além de revestir paredes, pisos, pilares, colunas, soleiras, fachadas prediais, elas também podem ser utilizadas em esculturas, tampos, pés de mesa, balcões e outros.

As características geológicas existentes no Estado de São Paulo são bastante favoráveis à ocorrência de materiais de qualidade e atratividade. No passado, embora não existissem equipamentos mais apropriados ao beneficiamento bruto deste tipo de material, o estado já esteve entre um dos principais produtores de rochas ornamentais do país, mas enfrentou um forte declínio da atividade nas últimas décadas. Apesar disso, as novas tecnologias estão revertendo esse cenário.

O método produtivo evoluiu e atualmente a extração de blocos pode ser realizada através de equipamentos compactos e modernos. O uso de fio diamantado, por exemplo, é um importante avanço tecnológico que contribuiu de forma relevante na área ambiental e na saúde dos trabalhadores. Contribuindo para o crescimento deste importante setor, a MGA Mineração tem apoiado o desenvolvimento da atividade, com a realização de trabalhos sistemáticos de reconhecimento geológico e de assessoria ambiental e mineral para empresas do setor de Rochas Ornamentais na região do Vale do Ribeira.

Em 2020, o licenciamento ambiental e minerário realizado permitiu a reabertura de um empreendimento produtor no município de Barra do Turvo, que resultou em movimentação econômica na região, geração de emprego e renda. Essa unidade tem realizado um trabalho de marketing e apresentação do material para o mercado interno, europeu e americano e tem tido excelente aceitação.

Nos próximos meses, além das suas atividades técnicas, a MGA apoiará a empresa em uma apresentação, destacando seus trabalhos e potenciais geológicos, para os coordenadores do Projeto "Vale do Futuro", uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que visa impulsionar o desenvolvimento econômico e social no Vale do Ribeira.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DIRETORA DA MULTIAMBIENTE RECEBE TÍTULO DE ESPECIALISTA

Com o tema relacionado a “Barragens de Rejeitos de Mineração”, a geóloga Diana Ravagnolli recebe o título de especialista em Geologia de Minas e Técnicas em Lavra a Céu Aberto
Ler Matéria

PROJETO INICIADO NA DÉCADA DE 80 ENTRA EM OPERAÇÃO

Assessoria técnica MGA viabiliza mineração de areia e argila em Itatiba-SP
Ler Matéria

MULTIAMBIENTE COLABORA EM PROJETO SUSTENTÁVEL PIONEIRO NO VALE DO RIBEIRA

Utilização de bambu e fibra de coco abre novas perspectivas na contenção de processos erosivos
Ler Matéria

COLABORADORES DA MGA E MULTIAMBIENTE CONTINUAM EM HOME OFFICE

As empresas decidem pela permanência das atividades com esse conceito priorizando a segurança de seus colaboradores e clientes
Ler Matéria