Neste mês de novembro, a empresa Extratora de Minerais Itaguaçu recebeu da CETESB a publicação da Licença de Instalação para a ampliação de uma área efetiva de lavra de cerca de 70 hectares, o que deverá garantir a continuidade das suas atividades pelos próximos 50 anos, desde que mantidos o ritmo atual de produção e consumo.
Foi a primeira vez que a empresa recebeu, pelos critérios técnicos, a exigência de realizar o licenciamento ambiental por meio de um RAP – Relatório Ambiental Preliminar. A área em questão tem uma proximidade com a área urbana. A grandeza das reservas minerais e área de lavra foram determinantes para que o Parecer Técnico solicitasse um estudo ambiental mais complexo e específico para esse caso.
Foi também o primeiro projeto da parceria Itaguaçu – Multiambiente – MGA. A escolha da Multiambiente para a realização de um projeto tão importante para a Itaguaçu deveu-se a sua equipe técnica multidisciplinar e a experiência adquirida no desenvolvimento de estudos ambientais para mineração.
Foi elaborado um diagnóstico ambiental detalhado, com a caracterização socioambiental abrangendo os meios físico, biótico e antrópico contando com a participação de mais de quinze profissionais das diversas áreas de conhecimento. O protocolo do RAP foi realizado em maio de 2018 e, seguindo todos os trâmites técnicos de vistorias e complementações de informações, foi obtida a Licença Prévia em 15/03/2021.
A solicitação da Licença de Instalação ocorreu em 23/12/2021 na Agência Ambiental da CETESB – Taubaté. A Multiambiente fez um intenso trabalho de acompanhamento técnico do processo, trazendo todas as informações solicitadas pelas equipes da Cetesb – Sede e da CETESB- Taubaté, com a obtenção da Licença de Instalação no dia 01/11/2023
A empresa Extratora de Minerais Itaguaçu Eireli foi fundada em 1975, no município de Roseira e é uma das pioneiras no aproveitamento da areia para construção civil na região do Vale do Paraíba. Nestes mais de quarenta anos de existência da empresa, abriu filiais em Potim, Aparecida e Guaratinguetá, além de possuir participação no setor logístico de transportes e no setor turístico em Aparecida, realizando passeios fluviais pelo rio Paraíba do Sul, tornando-se fundamental para a economia e para a geração de emprego e renda regional.