Empresa Extratora de Minerais Itaguaçu obtém Licença de Operação da CETESB para ampliação de área de lavra de areia e argila em cava em Potim-SP

Divulgação Multiambiente e MGA - 31 outubro de 2024

A Extratora de Minerais Itaguaçu possui uma unidade de mineração de produção de areia e argila em cava já licenciada e em operação no município de Potim-SP. Visando ao melhor aproveitamento dos recursos minerais existentes na propriedade onde está instalada e manutenção da sua atividade para continuar fornecendo estes materiais para construção civil na região, a empresa solicitou ampliação das áreas de lavra, cujo licenciamento foi direcionado pela CETESB para a elaboração de um Relatório de Avaliação Preliminar (RAP).

No Estado de São Paulo, o licenciamento com Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) prevê a apresentação de estudos ambientais com diferentes graus de complexidade, sendo que o RAP definido para a ampliação do empreendimento em questão, é um estudo ambiental de empreendimentos, obras e atividades considerados potencialmente causadores de degradação ambiental. Ou seja, a viabilidade do empreendimento é avaliada tecnicamente e ambientalmente pela CETESB, prevendo-se os impactos ambientais sob os pontos de vista dos meios físico, biótico e socioeconômico e propondo-se medidas mitigadoras e compensatórias para os mesmos por meio de Programas Ambientais e do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

O RAP foi elaborado pela Multiambiente Consultoria de acordo com o Manual para Elaboração de Estudos com AIA conforme a legislação aplicável às atividades minerárias, incluindo a Decisão de Diretoria CETESB 217/2014/I.

Os estudos compreenderam levantamentos de campo e estudos realizados por mais de 15 profissionais de diferentes áreas, incluindo geólogos, engenheiro de minas, biólogos, geógrafo, engenheiro ambiental, dentre outros, para o detalhamento da flora, fauna, das áreas preservadas na propriedade como Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, estudos dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, de estabilidade dos taludes em solo e dos sedimentos arenosos e argilosos, estudos relacionados aos impactos socioeconômicos no entorno, dentre outros.

A apresentação do RAP ocorreu em 21/05/2018 e, após análise pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB em São Paulo foi emitida em 15/03/2021 a Licença Prévia para uma área de extração mineral de aproximadamente 70 hectares, após a adequação do projeto às exigências técnicas do órgão licenciador.

As etapas seguintes referentes à solicitação das devidas Licenças de Instalação e de Operação foram realizadas junto à Agência Ambiental de Taubaté, que é responsável pelo licenciamento ambiental de empreendimentos na região em que o empreendimento se encontra, sendo a Licença de Instalação obtida em 01/11/2023 e a Licença de Operação obtida em 21/10/2024, autorizando as operações na área de ampliação.

O folder apresentado a seguir e que é entregue aos visitantes e colaboradores do empreendimento e pessoas da comunidade exemplifica algumas ações da empresa. Esta ação faz parte do Programa de Comunicação Social aprovado pela CETESB.

Foto divulgação Multiambiente
Foto divulgação Multiambiente

FALE CONOSCO

  ENDEREÇO

Rua Santa Cruz, 838

  TELEFONE

(11) 97262-5882